segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Teste de animação e algumas considerações

Segue um pequeno teste de animação que realizei, que já dá o caráter geral do curta.



Penso que este projeto é bem diferente de todos os outros que realizei; ao mesmo tempo que teve inicialmente uma preparação meticulosa e é o resultado de vários anos de estudos, pesquisas e idéias é também o curta que estou criando de maneira mais espontânea. Depois de detalhar um pequeno roteiro e um storyboard com marcações específicas e realizar centenas de estudos, joguei tudo "fora", para recomeçar, desta vez de forma mais orgânica e solta. O material apresentado neste blog já é o recomeço, com uma visão mais nítida e realista do processo. Os desenhos vão sendo feitos pelo fluxo das idéias, um atrás do outro; a maioria está sendo feita sem esboço, por sinal, e com traços rápidos, deixando tudo mais 'maleável' ainda. Mesmo os eventuais erros são incorporados; a todo momento tudo muda e os caminhos seguidos pelas idéias tomam rumos inesperados. Tudo é regido pelos objetivos principais, pelo novos estudos e esboços que tenho realizado e pelo caminho que vai sendo seguido, que está em constante mutação. Começo a desenhar as cenas sem saber como elas vão terminar... mas o resultado está começando a me agradar.

Enfim! O fato é que estou arricando mutias coisas neste curta, indo por caminhos que ainda não tinha explorado, mas há muito queria me aventurar. Não estou saindo dos objetivos, porém, que foram definidos no início do projeto. A idéia principal, a força que move este filme é a mesma desde sua concepção, anos atrás. A forma de se fazer o trabalho e o real resultado final é que estão em constante movimento. Assim como no meu último trabalho (o curta "Faróis"), só saberei o resultado final mesmo quando finalizar a edição e renderizar o vídeo final.

O processo tem se mostrado muito interessante; a sensação de liberdade que se tem ao se fazer é enorme, e isso libera as "forças criativas", surgindo idéias loucas e mirabolantes que provavelmente não teriam aparecido com um planejamento tão meticuloso - afinal, as idéias surgem o tempo todo, a questão é saber se estamos dispostos a aceitá-las ou não, e aí incorporá-las ao que estamos fazendo.

Outra coisa é que as linhas investigativas do "círculo" estão indo por caminhos muito particulares; a idéia não é "retratar" conceitos e reproduzir simbologias pré-definidas. A idéia é, na verdade, mostrar as possibilidades estéticas e conceituais que tenho visualizado e criado e então associá-las a idéias simples, a acontecimentos do nosso dia-a-dia e coisas que passamos pela vida. É um estudo muito pessoal, logo. Claro que tudo o que estudamos e vemos nos influencia, mas não pretendo trabalhar com simbologias inacessíveis e restritas a estudiosos e eespecialistas. Tudo é muito simples, na verdade. A versão final e ideal do curta é algo que, embora talvez indefinível, seja interessante de se ver e que suscite pensamentos, reflexões de quem assista. Pode parecer pretensioso, mas é o que mais espero - um trabalho que faça as pessoas pensarem. Sempre tenho em mente criar um trabalho que me agradasse de ver, se o visse por aí, que me chamasse a atenção. Surpreender a si mesmo, porém, é o mais difícil - mas é possível. Neste momento o "roteiro" por exemplo não é algo que eu consiga exprimir em palavras, mas que consigo sentir, saber então como fazer. Nas próximas semanas e (conseqüentemente) nas próximas postagens isso tudo ficará mais claro ainda para mim, e assim também espero para quem tem acompanhado o blog :)

2 comentários:

  1. Nossa akel...quele loco, como me arrependo de não ter feito aquela oficina...

    Quando tiver um outra avise... por favor! ehehhe

    Muito massa.. parabéns

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Henrique!

    Pois é, a oficina foi mesmo bem legal cara... pretendo no máximo no primeiro semestre de 2010 fazer outra edição, ou como oficina mesmo, naqueles moldes ou em outro formato.. também penso em uma de pintura expressionista... bom, daqui pra lá vamos acertando! :D

    Abração cara!

    ResponderExcluir