domingo, 11 de janeiro de 2009

Círculo - O início

Boas vindas! Finalmente, no ar! Trata-se do blog do curta animado experimental "Círculo", criado, animado e dirigido por mim, Diego Akel. Este projeto já tem quase três anos desde sua concepção original, mas foi com o prêmio do Edital das Artes 2007 , na categoria audiovisual, da Prefeitura de Fortaleza que as coisas começaram a ficar mais concretas. Sou muito grato por ter recebido este que foi o meu primeiro prêmio de produção de curta-metragem.

O objetivo deste blog é mostrar um pouco dos bastidores da realização deste curta, compartilhando com os amigos visitantes as alegrias, particularidades, curiosidades e (por que não) as dores do processo criativo de se desenvolver um trabalho de animação experimental. Já faz alguns anos desde que comecei a me interessar pelo cinema de animação experimental, e com este trabalho espero chegar mais próximo de concretizar idéias animadas mais complexas que em trabalhos anteriores.

Para começar, o conceito. Com o "Círculo" quero fazer uma investigação experimental, um estudo formal a fundo da simbologia do círculo; como ele se relaciona conosco, como nossas vidas estão presas e/ou livres do círculo, como as coisas vão e voltam, como essa questão metafórica se dá no nosso dia-a-dia, muitas vezes caótico. A partir daí, tenho procurado a melhor forma de representar essa busca, essa procura pela melhor representação do círculo. Após vários meses criando pinturas conceituais, esboçando e fazendo inúmeros estudos e testes, começo a definir qual será a cara final do filme.

Posto então, as primeiras imagens que posso considerar relevantes na versão final do curta. Utilizando tinta guache e acrílica sobre pequenas pranchas de papel duplex, fiz estes esboços muito rapidamente, tentando tirar essas imagens da cabeça de uma forma que me agradasse. Estes foram os primeiros resultados que começaram a me guiar para um caminho interessante pro curta. No fim das contas, reconheço, vários são imagens recorrentes de outros trabalhos, mas a forma como os fiz desta vez e a maneira como os imagino animados já traz uma nova gama de possibilidades ao trabalho.

Bom, e então é isso - tentarei fazer postagens relativamente curtas para não cansar a paciência de ninguém :) ah sim, e opiniões e comentários serão sempre bem-vindos. Então, por favor, não se acanhem :D








5 comentários:

  1. Legal a iniciativa de criar o Blog Diego... boa sorte com o curta!

    ResponderExcluir
  2. Os desenhos estão melhores que aqueles da última exposição lá perto do Dragão, mas, mesmo assim, ainda não fui com a cara deles; têm um tom desnecessariamente macabro. Sem falar que, para mim, o desenho experimental é, como o próprio nome já diz, experimental; isto é, um experimento, um teste para se chegar em algum lugar, e não um fim em si mesmo. Além disso, tu fala em "... um estudo formal a fundo da simbologia do círculo". Isso dá margem para infinitas discussões nos campos da sociologia, antropologia, política, ética, filosofia, direito etc. etc. etc. Por outro lado, a proposta do "Círculo" parece ser, até então, apenas visual, deixando irresponsavelmente esse "estudo formal da simbologia..." a cargo do espectador, que vai dizer "ó, genial!" ou "ah?!". Talvez esse "estudo formal..." pudesse ser um resgate dessa questão dentro do campo das artes audiovisuais, onde a obra se insere.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  4. Diego, fera! Tua arte se sobre sai em cada frame da animação, ou seja, dá pra contar uma estória com cada still que você exibiu.
    Me vejo, as vezes, perdido com o, já velho, 3d. Nem quero me imaginar "reinventado" a animação!!!
    Sucesso com seu projeto. Me notifique sempre sobre novidades.

    ResponderExcluir
  5. Que blog massa! =)
    Parabéns pelo prêmio!

    Nas imagens..... os velhos e bons P&B do Akel ^^

    Bem...
    o que eu vejo ali...

    Tem o real, verdadeiro e único pac-man...
    Bem ali tem a genki-dama...
    Tem tb uma célula composta somente de mitocôndrias estiradas...
    AH! DaVinci tb... ^^

    Sem falar no Tony Tornado encerrando, neh...


    E que esse curta se concretize logo...
    =D

    Abraço!!!

    ResponderExcluir