Este de cima foi feito em cima de um frame de círculos vermelhos que não usei. A folha ficou por ali na minha prancheta, e um dia desses decidi derramar nanquim direto do tubo na folha, em seguida usando a clássica técnica de soprar com um canudinho.
Este de baixo é mais simples, mostrando as possibilidades das figuras transformarem-se em silhuetas que lembrem animais, daí podendo ter movimentos mais loucos e selvagens :)
Este outro abaixo é um teste de finalização ao inverso, isto é, preenchendo o fundo ao invés do personagem. Feito numa seqüência de muitos frames o fundo estará em constante movimento, e isso deve dar um efeito bastante interessante. Já estou fazendo uma seqüência assim, baseada neste estudo, e mal posso esperar para colocá-la em movimento e ver como ficou :D
Este de baixo partiu de uns testes feitos com lápis de cor aquareláveis, usando o dedo e umas poucas gotinhas d´água para borrar as bordas das silhuetas. Com a adição de mais alguns traços pretos o resultado ficou bem interessante, e quem sabe haja uma seqüência assim, mais pro final do curta.
Depois testei pegar a mesma imagem e inverter no computador, e o resultado ficou, ao meu ver, surpreendente, lembrando aqueles curtas animados clássicos feitos com giz ou pastel branco sobre fundo preto. O resultado final me lembra em alguma coisa a técnica da gravura, que animada deve ficar muito interessante:
E este último, seguindo a mesma idéia do 'negativo', mostra um teste com a técnica do pontilhismo. Também mostra uma possibilidade de entrar a cor azul no curta. Pode demorar um bocado para realizar um frame desta maneira (dependendo da complexidade da cena), mas também certamente dará um resultado final muito fluido e interessante.
Enfim, a realidade da animação tradicional 2D (desenhada e/ou pintada frame a frame) é de certa forma dura - se se quer algo se movimentando, tem que ser feito quadro a quadro, mesmo. Para uma animação fluida e suave, não tem outro jeito. Poucos segundos de animação podem levar semanas para serem feitos, utilizando-se técnicas detalhadas assim. O resultado porém, sempre compensa. Enfim, vamos em frente :D
Depois testei pegar a mesma imagem e inverter no computador, e o resultado ficou, ao meu ver, surpreendente, lembrando aqueles curtas animados clássicos feitos com giz ou pastel branco sobre fundo preto. O resultado final me lembra em alguma coisa a técnica da gravura, que animada deve ficar muito interessante:
E este último, seguindo a mesma idéia do 'negativo', mostra um teste com a técnica do pontilhismo. Também mostra uma possibilidade de entrar a cor azul no curta. Pode demorar um bocado para realizar um frame desta maneira (dependendo da complexidade da cena), mas também certamente dará um resultado final muito fluido e interessante.
Enfim, a realidade da animação tradicional 2D (desenhada e/ou pintada frame a frame) é de certa forma dura - se se quer algo se movimentando, tem que ser feito quadro a quadro, mesmo. Para uma animação fluida e suave, não tem outro jeito. Poucos segundos de animação podem levar semanas para serem feitos, utilizando-se técnicas detalhadas assim. O resultado porém, sempre compensa. Enfim, vamos em frente :D
Oi, Akel!
ResponderExcluirEstou marcando presença... rs.
oi, prazer, sou adriana, estudo artes visuais em são paulo e curto mto animação 2d, achei mto legais as propostas experimentais de animação! já animou o "inverso" (3 imagem de cima pra baixo)?
ResponderExcluire qto a de pontilhismo deve ficar com um efeito bem bacana!
posta os vídeos! tb quero ver como ficou ^^
Um quê de subjetivismo e psicodelismo...vc tem certeza que naum fuma uma né? hehehe Mas adorei a ideia do manchado, tb me fascina, atéme incentivou a testar isso nos meus desenhos de moda...Bjus
ResponderExcluirObrigado pelos comentários!
ResponderExcluirOs próximos testes de vídeo ainda vão levar algumas semanas para estar prontos, pois nesse momento me dedico à produção ˜braçal˜ dos desenhos em si. Logo que tiver um material mais consistente, coloco também.
Abraços a todos!