segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nova técnica: Xilogravura

     Em processo, mais uma técnica que será utilizada na produção do curta: a Xilogravura. Ainda estou estudando como será de fato inserida nos planos em construção, mas os resultados estão ficando melhores do que eu esperava conseguir em um primeiro momento. Em breve postarei mais sobre esta possibilidade. Para mais detalhes, nesta postagem do meu blog pessoal conto um pouco sobre como cheguei à esta técnica.


  
     Acima,imagem de uma das xilogravuras já impressas. Fotografia de Naiara Rocha.

sábado, 19 de setembro de 2009

Teste de vídeo preliminar - Janeiro de 2009

     Postando um pequeno teste de vídeo feito há vários meses atrás, quando eu estava ainda em processo de pensar como o curta seria tecnicamente feito. No princípio pensei em usar a mesma técnica usada na vinheta da Oficina de Cinema de Animação Experimental e no curta Faróis, que consiste em criar os quadros em tamanhos bem pequenos (em um processo semelhante ao filme feito direto na película). O bom deste método é que as pinturas inevitavelmente ficam simplificadas e rebuscadas, o que é bem o que tenho procurado:


     Depois de tudo digitalizado, criei três versões do mesmo movimento. Na primeira, apenas os coloquei em sequência:

            video

     Na versão abaixo, usei um pequeno fade entre os quadros, o que dá uma certa suavidade ao movimento:

            video

     Nesta última versão, além do fade entre os quadros usei um chroma key aplicado no branco de fundo, substituindo-o por branco mesmo - o que deu um efeito de alto contraste muito interessante.

            video

     Ainda estou pensando se usarei ou não esta técnica na versão final do filme, mas com certeza a ideia e a estética da simplificação acima continua válida. Em frente então :)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Entrevista - Caderno 3 (Diário do Nordeste)


   Hoje saiu uma ótima matéria sobre o Círculo, no jornal Diário do Nordeste. Acima, uma imagem da página com a matéria na formatação original, mas no link abaixo pode-se ler a entrevista no site do próprio jornal:


   Fico muito feliz pela abertura que o jornal deu a este trabalho; várias etapas do processo foram abordadas, e espero que quem tiver lido tenha apreciado conhecer mais um pouquinho do processo :)

sábado, 12 de setembro de 2009

Entrevista - Da Hora (TV União)


Adicionar imagem     Ontem tive a oportunidade de participar de uma entrevista no programa Da Hora, na TV União, televisão local daqui de Fortaleza. Segue então um pequeno registro fotográfico. As imagens são de Karol Ximenes, da Caramelo Comunicação, empresa que está fazendo a assessoria de comunicação do "Círculo".


     E a entrevista foi muito boa. Comandada ao vivo pelo ótimo e talentoso Rodrigo Vargas, a conversa foi fluida, dinâmica e muito divertida. Pude mostrar os estudos iniciais do curta, alguns frames em execução, o trailer e falar sobre o processo de criação. Entrevistas na TV sempre são grandes chances de mostrar o seu trabalho a um público mais amplo e diversificado.


     Também estiveram no programa Murillo Ramos (ator e diretor), Felipe Gurgel (jornalista e músico), Marcelo Monteiro e Eduardo Eloy (gravadores e coordenadores do Projeto Gravura) e os violonistas Carlos Hardy e Marco Fukuda. Cheguei a gravar o reprise do programa; embora a qualidade da gravação tenha deixado a desejar, vou postar alguns trechos no YouTube, e colocarei então aqui no blog muito em breve. :)



segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Trailer

 
     Acima está o "trailer oficial" do Círculo. A trilha sonora ainda é provisória, feita em cima de trechos de percussão de uma biblioteca - a trilha final será composta pelo músico Daniel Albuquerque, o mesmo que fez a música de Faróis. A montagem, por sua vez, foi realizada como uma prévia do que pretendo fazer de fato na versão final, com cortes súbitos nos planos direto para outros com composição semelhante, criando uma construção fluida, mesmo com cortes secos.
     Utilizei neste vídeo alguns dos trechos em andamento - alguns mais resolvidos, outros ainda em estados preliminares, mas de forma a mostrar a linha que está seguindo, assim como a diversidade de técnicas utilizadas. Muitas outras sequências estão em produção, e acredito que o resultado final será então mais longo do que eu havia calculado. Realizar esta edição foi ótimo - além de poder mostrar para as pessoas como está ficando, funciona para eu mesmo ter uma ideia mais precisa de qual caminho o filme está seguindo - pois depois de um ponto (como sinto agora) o filme parece que cria vida e começa a andar sozinho, e então cabe ao realizador segui-lo - ele então é que lhe parece dizer como deve ser feito, e não o contrário. Muito interessante :)
     Em breve postarei um pouco sobre a minha rotina de trabalho no filme.  E vamos em frente, até o lançamento o trabalho não pode parar :)

sábado, 5 de setembro de 2009

Sequência 27










   Mais uma noite bem-sucedida de produção. Após estar um tanto entendiado com a ferramenta do pastel à óleo do Corel Painter (estava me sentindo limitado, obtendo sempre os mesmos resultados), descobri a ferramenta da esponja, que com uma certa configuração me permitiu efeitos impressionantes. Ela dá uma cara "destruída" interessantíssima à pintura, baseado na sua maneira 'descontrolada' na hora de se utilizar - e era exatamente o tipo de coisa que eu estava procurando. A linha deste filme é, mais uma vez, o descontrole - tanto no conceito e nos elementos tratados quanto na forma "anti-animação tradicional" com que o estou criando, com o mínimo possível de planejamento anterior das sequências - de preferência nenhum.
      Esta sequência então nasceu do uso desta ferramenta da esponja, que permitiu estes efeitos loucos e que me levaram nesta direção maluca que por sinal está, até o momento (03:55 da manhã), parando em um cérebro se transfigurando. Nada disso então foi previsto, apenas vou seguindo as formas e as coisas então surgem. A inspiração que adveio de uma nova ferramenta (digital no caso) me faz lembrar uma frase do animador e pai da Pixar, John Lasseter: "A arte desafia a tecnologia, e a tecnologia inspira a arte". Pode apostar :)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Novas imagens






   Novas imagens do que está sendo feito. Em breve receberei as imagens digitalizadas da parte pintada em papel, que juntando com as pintadas no computador deve dar um resultado muito interessante.
     Nos próximos dias vou postar uma pequena amostra em vídeo de como as coisas estão caminhando - um pequeno "trailer", até, podemos dizer. A ideia é de fato colocar o que imagino para a versão final em um pequeno teste, e então estudar a montagem, o som, a sincronia destes dois e como o conjunto ficará efetivamente no curta. Os últimos trabalhos que fiz - em paralelo a este -, os curtas Linhas e Espirais e Golpe Postal foram decisivos para o que quero seguir daqui em diante, e me deram experiência pra aplicar muita coisa aqui, no Círculo. Vamos em frente. :)